“ÓSCARES” PREMEIAM OS MELHORES
21/05/2012

PALÁCIO ESTORIL RESIDÊNCIAS DISTINGUIDO COMO VENCEDOR ABSOLUTO

Arquitectar’11
09/04/2012

Premiada a eficiência energética na reabilitação urbana

A partir de Junho de 2012, anúncios devem indicar classe de desempenho energético dos Edifícios e/ou Fracções
20/12/2011

A partir de Junho de 2012, os anúncios de venda ou arrendamento devem indicar classe de desempenho energético dos Edifícios e/ou Fracções.

Edifício Libertas certificado pela BigDeal vence três Prémios SIL 2011
28/10/2011
O Edifício Libertas, certificado pela BIGDEAL, foi distinguido com três Prémios SIL 2011, no âmbito da 14.ª edição do Salão Imobiliário de Portugal.
ANUÁRIO IMOBILIÁRIO E ENERGÉTICO
24/10/2011

A BIGDEAL colaborou no Anuário Imobiliário Energético, lançado pela ADENE – Agência para a Energia e a Confidencial Imobiliário (Ci).

Arquitectar’11

A equipa de arquitetos Ana Gabriela Bastos Gonçalves, Leonel José de Mafra Lopes, Gary Ross Barber, Miguel Silva Malaquias e José Galvão Teles é a grande vencedora do prémio Arquitectar’11, co- organizado pela ADENE – Agência para a Energia e pela SQUARE Imobiliária. O projeto de reabilitação do quartel de bombeiros da Ajuda, em Lisboa, e sua conversão num Hostal de estudantes conquistou a preferência do júri, que lhe atribuiu o 1º lugar entre os 10 trabalhos finalistas a concurso.


O júri distinguiu ainda dois trabalhos com Menções Honrosas. Uma foi para o projeto “Mercado”, da dupla Ricardo Duarte e Susana Machado Gaivoto, que consistiu na reabilitação do antigo mercado da Ajuda num Espaço Multiusos. A outra menção foi arrecada pela equipa João Pedro de Melo Veiga, Filipa Mota Nunes, João Azougado, Mariana Cidade e Ricardo Branco, com o projeto “ Chaminé”, destinado a reabilitar um edifício para habitação unifamiliar.


A edição de 2011 do prémio Arquitectar, o maior prémio de arquitectura nacional, teve como tema central a “arquitectura na reabilitação urbana – soluções de eficiência energética e sustentabilidade”. Além das soluções de arquitectura, os candidatos tinham de apresentar propostas sustentáveis e eficientes do ponto de vista energético. Uma questão cada vez mais importante se tivermos em conta que, a nível global, os edifícios consomem um terço da energia do planeta.


Cada um dos projetos foi analisado tendo em conta a regulamentação em  vigor, através da atuação de um  Perito Qualificado (PQ), materializado na emissão da Declaração de Conformidade Regulamentar (DCR). Alda Neto foi a PQ responsável pela análise do projeto vencedor e da 1ª Menção Honrosa, enquanto Sérgio Salpico teve a seu cargo o trabalho que conquistou a 2ª Menção Honrosa.


Fontes:


https://sce.adene.pt/noticias/Paginas/arquitectar-11.aspx


http://www.construir.pt/2012/03/30/ggll-atelier-vence-arquitectar-2011/

  Mapa do Site